sexta-feira, 6 de agosto de 2010

João Pessoa e sua História

Cidade de João Pessoa Paraíba/Brasil

Terceira cidade mais antiga do Brasil, João Pessoa possui uma história de 425 anos (fundada em 1585), bem guardada nos seus monumentos e preservada no verde, que é uma de suas características mais fortes e que lhe rendeu o título de segunda cidade mais arborizada do mundo, atrás, apenas, de Paris.
A cidade, que nasceu às margens do Rio Sanhauá, cresceu em direção ao mar. As belas praias também são uma marca de João Pessoa. Dona de um litoral privilegiado, porque possui cerca de 30 quilômetros de praias, todas belas, limpas e quase intocadas.
   O Farol do Cabo Branco, um dos únicos em formato triangular, fica em cima de uma falésia com muita vegetação preservada. Mais à frente, um dos marcos geográficos mais importantes do Brasil e do mundo, O Ponto Extremo Oriental das Américas. João Pessoa é o ponto mais próximo do continente africano. O local onde os raios solares primeiro despontam na América do Sul. Durante todo o ano, a temperatura, em torno de 29 graus, é um convite ao lazer e ao descanso nas águas sempre azuis de praias como: Tambaú, Manaíra, Bessa, Cabo Branco e toda a Costa do Sol.

Nomes da Histórica João Pessoa
O dia 05 de Agosto de 1585 marca a data de fundação da cidade que já surgiu como sede da capitania real sem passar pelo estágio de vila ou povoado, como acontecia nas demais localidades na época. A padroeira do lugar que nascia, Nossa Senhora das Neves, foi a homenageada, dando o primeiro nome à cidade: Filipéia de N. S. das Neves.
Depois, as constantes disputas entre Holanda e Portugal deram a denominação de Frederica, em homenagem ao rei Frederico II da Holanda. Com a saída dos Holandeses, o lugar passou a ser chamado de Parahyba do Norte, por causa do rio que foi o principal canal de acesso e que até hoje é o principal rio do Estado.
O nome assim permaneceu até um dos acontecimentos mais importantes da história política brasileira do século XX: o assassinato do então presidente da Província João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, no dia 26 de Julho de 1930. O fato culminou com a Revolução de 30, da qual João Pessoa foi o herói e mártir.
O então governador era candidato à vice-presidência da República na chapa de Getúlio Vargas. Meses depois, o apelo do povo fez valer, através de um decreto, a mudança de Parahyba para João Pessoa. A cidade permanece sendo agraciada com o nome do político até os dias de hoje.



JOÃO PESSOA: MODELO DE QUALIDADE DE VIDA
Uma das capitais que emerge como um forte destino turístico no Nordeste do Brasil é João Pessoa, cidade que vem apresentando grande crescimento do fluxo de visitantes todos os anos. A conquista de um espaço no disputado ranking turístico está fazendo com que o Governo Municipal invista principalmente na qualidade de vida como um dos principais atrativos do lugar. Várias campanhas se espalham pela cidade, numa garantia de cidadania e bem estar para todos os habitantes de João Pessoa e seus visitantes.

Chegar à Capital da Paraíba é tarefa fácil, mais ainda é gostar do lugar que ainda hoje guarda características de uma pequena e bucólica cidade, tanto pelas dimensões geográficas, quanto pela simpatia e carisma de seus moradores. São cerca de 650 mil habitantes que se empenham em fazer da Capital um lugar aconchegante para receber o turista, isso porque a atividade está entre as que mais crescem e geram empregos. Cerca de 15 mil pessoas trabalham no setor só em João Pessoa. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Turismo agrega 5,4 % da população empregada. No Estado são mais de 47 mil pessoas.

Vida melhor
E se existe empenho da população para bem receber quem chega na Capital paraibana, quando se fala em administração pública o panorama não é diferente. O conceito de que a melhor forma de se conquistar o visitante é oferecendo ao próprio cidadão de João Pessoa uma melhor condição de vida vem sendo amplamente trabalhado pela Prefeitura Municipal. Desde o ano passado, campanhas que elevam a auto estima do pessoense estão sendo realizadas. Na visão do atual prefeito Ricardo Coutinho (PSB), se o pessoense gostar da cidade e cuidar bem dela, ficará mais fácil para quem chega de fora se apaixonar também.
As ações começam pela limpeza constante das ruas, logradouros, praças e praias, que se apresentam sempre de maneira adequada, e esse tem sido um dos principais elogios feitos por quem visita a cidade, fora a beleza, é claro. Para conseguir esse resultado, foram feitas campanhas incentivando os moradores a colocarem o lixo nos depósitos e papeleiras que estão espalhadas pela cidade. Nas praias urbanas, os agentes de limpeza e os ambientalistas distribuem sacolas para que o banhista guarde o lixo produzido.

Mar limpo
E a preocupação com a limpeza vai da areia ao alto mar. As piscinas naturais de Picãozinho são fantásticas e atraem muita gente na baixa maré, principalmente na alta temporada. No local, o banhista é aconselhado a não jogar lixo nem depredar os corais. A ação garante a beleza e a preservação do patrimônio natural – localizado a uma milha náutica da Praia de Tambaú – para as próximas gerações.
O passeio por praias limpas é garantido do Bessa (última praia em direção ao Norte) à Barra de Gramame, onde se tem uma vista encantadora da união entre o rio e o mar. No meio do caminho está um dos mais belos cartões postais de João Pessoa: o Farol do Cabo Branco. O lugar recebeu melhorias, incluindo um projeto de jardinagem e iluminação especial e em breve terá um Posto de Informações Turísticas


Andar de carro em João Pessoa é muito fácil e o turista percorrerá os principais corredores sem problemas. A Capital não costuma ter engarrafamentos e para dar ainda mais fluidez ao tráfego estão sendo construídas alças para ligar as principais avenidas às rodovias federais. Isso sem falar na recuperação e pavimentação de várias ruas e também do programa 'Cidade de Luz', que garante iluminação e muita beleza às maiores e mais movimentadas avenidas de João Pessoa.
O turista também tem a opção de utilizar o sistema de transportes públicos de João Pessoa, com uma das melhores frotas do País. A passagem custa R$ 1,60 e a maioria dos ônibus faz o trajeto bairro/centro. No Terminal de Integração, o usuário poderá embarcar para qualquer outro destino sem pagar nova passagem.

Espaços resgatados
Dentre as ações de valorização das pessoas, o pedestre não foi esquecido. Toda a população – principalmente os motoristas – está sendo orientada a respeitar as faixas destinadas à passagem deles. É mais uma campanha para garantir a cidadania ao pessoense e bem estar ao visitante. Dessa forma, o motorista já está se educando e sempre pára nas faixas, onde não há semáforos para os pedestres atravessarem. Demonstração de civilidade que vem orgulhando a todos os paraibanos e impressionando os visitantes.
O pedestre também ganhou espaço nas ruas e nas calçadas, isso porque o Ministério Público determinou que fossem devolvidas todas as áreas públicas para eles. Sem camelôs, barracas, fiteiros e outros empecilhos, foi garantido a todos uma excelente caminhada pelas ruas do centro e arredores, que possuem um vasto acervo histórico e arquitetônico formado, principalmente, de construções barrocas. É que a presença das ordens religiosas e o rápido enriquecimento dos barões do açúcar e do algodão deram à cidade, terceira mais antiga do Brasil com 421 anos de fundação, monumentos que, ainda hoje, impressionam pelo vigor e pela beleza das construções.
Uma das práticas preferidas dos turistas que chegam à Capital paraibana é a caminhada no calçadão da praia, sempre acompanhada pelos olhos atentos de profissionais que estão no local para orientar as atividades físicas e os alongamentos e verificar a pressão arterial de quem desejar.

Segurança e sossego
A cidade de João Pessoa é considerada uma das capitais mais seguras e tranqüilas do Brasil e desfrutar desse sossego, da brisa e das águas mornas do mar é um privilégio que todos devem experimentar. Esse sossego também é garantido por mais uma campanha desenvolvida pela Prefeitura do município, dessa vez contra a poluição sonora. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz a campanha de conscientização da população e mantem equipes de plantão para averiguar as irregularidades que são denunciadas através de um telefone, que pode ser acionado a qualquer hora do dia.
Então, quando quiser fazer turismo em uma cidade que preserva o bem estar do cidadão – seja ele turista ou habitante – pense em João Pessoa, uma terra boa para quem visita e melhor ainda para quem nela mora.

8 comentários:

  1. joao pessoa é uma cidade maravilhosa,e também é a terceira cidade mais antiga do brasil.
    é foi fundada em 1585 possui uma história de 425 anos.umas de suas caracteristicas mais fortes e que lhe rendeu um titulo de cidade mais verde do mundo ficando atrás apenas de París, e também tem belas praias que é umas das marcas principais,no dia 5 de agosto de 1585 marca a data de fundaçao da cidade, com a saida dos holandeses o lugar

    ResponderExcluir
  2. joão pessoa é uma cidade maravilhosa e também muito bonita e também é a terceira cidade mais antiga do Brasil,tem belas praias. Andar de carro em João Pessoa é muito fácil e o turista percorrerá os principais corredores sem problemas. A Capital não costuma ter engarrafamentos e para dar ainda mais fluidez ao tráfego estão sendo construídas alças para ligar as principais avenidas às rodovias federais.
    alunos:elvis,jhon lenno,romário.

    ResponderExcluir
  3. eu entendi que em joao pessoa apesar de tudo e bem cuidada e bem estruturada e uma cidade de boa qualidade que tem muito a oferecer .

    ResponderExcluir
  4. joão pessoa e uma cidade conhecida e respeitada por quase todo o mundo e tem muito a oferecer para quem mora na cidade e para quem visita e tem lugares por toda capital e que encantam a todos.com suas belas praias e muitas outras atracoes.

    ResponderExcluir
  5. a cidade de joão pessoa é muito bonita e maravilhosa e também é a terceira cidade mais antiga do Brasil,tem belas praias.com 421 anos de fundação, monumentos que, ainda hoje, impressionam pelo vigor e pela beleza das construções.João Pessoa possui uma história de 425 anos (fundada em 1585), bem guardada nos seus monumentos e preservada no verde, que é uma de suas características mais fortes e que lhe rendeu o título de segunda cidade mais arborizada do mundo, atrás, apenas, de Paris.eu adimiro muito essa cidade, por isso que eu moro nela.ALUNO:RAILSON E BRUNO

    ResponderExcluir
  6. capitais mais seguras e tranqüilas do Brasil e desfrutar desse sossego, da brisa e das águas mornas do mar é um privilégio que todos devem experimentar. Esse sossego também é garantido por mais uma campanha desenvolvida pela Prefeitura do município, dessa vez contra a poluição sonora. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente faz a campanha de conscientização da população e mantem equipes de plantão para averiguar as irregularidades que são denunciadas através de um telefone, que pode ser acionado a qualquer hora do dia.

    ResponderExcluir
  7. eu emtende q joão pessoa possui uma historia de 425 anos e fundada em 1585 e nessa historia fala q ela é a segunda cidade mais arborizada do mundo só perde para paris.
    e tambem é capital q á praia mais ela nasceu a margen do rio sanhauá.

    ResponderExcluir
  8. João Pessoa foi fundada em 05 de agosto de 1585,há 425 anos,ela é a terceira cidade mais antiga do mundo. Nasceu as margens do rio Sanhauá,e só perde para Paris entre as cidades mais verdes e arborizadas do mundo. Com quase 30 km de praia ela é uma cidade rica de lugares lindos.Enfim Jõao Pessoa uma cidade muita linda,de praias belissimas!!!!bjão professora!!!
    by: Pamela Cabral e Viviane Rodrigues.

    ResponderExcluir